coronavirus
Secretaria de Saúde faz apelo para que máscaras sejam descartadas corretamente
O uso de máscaras em locais públicos tem sido a alternativa mais viável para controlar a disseminação do novo coronavírus, após o isolamento social e a gradual flexibilização das atividades. Apesar de se observar que um número considerável de pessoas têm usado máscaras de materiais não descartáveis, há outra parcela que é vista usando máscaras descartáveis.
O problema é que a quantidade de máscaras que tem sido vistas jogadas nas ruas tem aumentado diariamente. Além de falta de educação, o ato é também uma irresponsabilidade, pois, caso a pessoa esteja contaminada, a máscara que ela descartou irregularmente passa a virar um foco de contaminação pública.
Segundo infectologistas, a exposição ao ar livre de um equipamento de Proteção Individual - EPI que está contaminado é uma fonte de contaminação direta, pois o maior risco é de que algum desavisado possa pegar o material para jogá-lo no lixo e isso pode contaminá-lo. É sabido que ainda não há o descarte biológico, como nos hospitais. Então, uma alternativa é deixar a máscara por 24 horas em água sanitária e só depois descarta-la. Também pode ser colocada num saco plástico muito bem fechado.
A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo faz um apelo à população para que não jogue máscaras nas ruas. “Não é possível pensar em saúde pública sem a participação e contribuição das pessoas. Se o momento é delicado para a população por causa da pandemia, para os gestores de saúde é ainda mais. Jogar máscaras nas ruas é uma atitude feia, irresponsável, que não pode ser tolerada. Sugiro que as pessoas conscientes, e que são a grande maioria no município, ao ver alguém jogando uma máscara na rua chamem a atenção e exijam que a pessoa recolha imediatamente o material”, diz a secretária de Saúde, Adriana Rufino.
-
Álvaro Dalmagro - Assessoria de Comunicação / PMCB
Galeria de Fotos
-
-
-
{{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
-
{{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Informações Relacionadas
Notícias
-
vigilanciaepidemilogica 09 dez
Regional de Saúde emite alerta sobre caso de Febre Amarela na região
-
coronavirus 20 ago
Saúde realiza mutirão de vacinação contra a Covid neste sábado (21)
-
Covid-19 01 jul
População de 40 a 42 anos já pode se programar para tomar a vacina na segunda-feira (5)
-
coronavirus 16 jun
Novo decreto altera dois artigos do decreto anterior e amplia até dia 30 de junho o prazo de validade das novas regras