Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Setembro Amarelo: Psicólogos da Prefeitura participam de ação no Domingo no Parque

Publicado em 23/09/2021 às 15:55 - Atualizado em 23/09/2021 às 16:09

Falar é sempre o melhor caminho, e não é somente em setembro, mês dedicado à campanha mundial de prevenção ao suicídio, mas sim discutir, debater e mirar na solução todos os meses do ano. A depressão leva muitas pessoas a perder a vontade de viver, assim como os traumas, e ambas podem casar, no entanto, existe sim uma série de maneiras de tratar os problemas, e os profissionais indicados são os psicólogos e psiquiatras.

 

Para que haja ainda mais interatividade sobre a pauta, a Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), estará presente, com uma tenda temática, das 15h45 às 17h45, em um dos maiores projetos do Parque Ambiental Encantos do Sul neste ano, o Domingo no Parque, que tem atraído cada vez mais famílias de várias cidades do Sul do Estado, e de outras regiões também. Portanto, neste dia 26, para quem está passando por uma situação delicada - ou conhece alguém que esteja -, é hora de perder a vergonha e falar, conversar, perguntar. Uma palavra pode salvar uma vida.

 

Desde o início do mês, o Executivo tem levado, de forma muito leve, porém amorosa, um aconchego a dezenas de pessoas em vários locais, como nos postos de saúde, conjurando o assunto de maneira harmoniosa, inclusive com alguns cânticos e cosplay da Mulher-Maravilha e Super-Homem. “Será um ato simples, uma tenda com alguns profissionais da área, mas de muita valia para quem precisa apenas ser ouvido”, observa a enfermeira Simone Fernandes Floriano, coordenadora do Caps. Os psicólogos Luciano Corrêa, Roberta Rodrigues Costa e Karine Claudino Gaidzinski estarão neste domingo no Parque Ambiental.

 

Um canal de atenção contínua neste combate ao suicídio é ofertado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), sendo 24 horas e 365 dias no ano, bastando contatar o número 188. Sempre haverá uma pessoa do outro lado da linha capacitada e pronta para ajudar.

 

Campanha

É uma iniciativa do CVV, da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Criado em 2015, o Setembro Amarelo tem como objetivo a conscientização para prevenção do suicídio. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

 

Em 2020, foram registradas cerca de 600 mortes por suicídio em Santa Catarina, sendo o maior número de casos entre 50 e 59 anos. Em 2019, foram 807 óbitos. A faixa etária com maior número de tentativas é a de 20 a 29 anos, conforme informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde (MS).


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar