Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
16 pacientes de Capivari de Baixo participam de mutirão de cirurgia de catarata

Publicado em 22/04/2022 às 13:02 - Atualizado em 22/04/2022 às 13:04

Nesta quinta-feira (21), ocorreu o segundo mutirão de cirurgia eletiva de catarata do ano, com apoio da Prefeitura de Capivari de Baixo, beneficiando 16 pacientes do município. Os procedimentos ocorreram no Hospital Santa Teresinha (HST), em Braço do Norte.

 

A servidora responsável pelo grupo durante o translado contratado pelo Executivo foi a técnica de enfermagem Lucimar Mendes da Rosa. Ela explica que a cirurgia de cataratas é feita por meio ultrassom de alta precisão, sem abertura corneana, transformando a operação em um processo refrativo, oferecendo aos doentes excelentes resultados visuais, e somente com tratamento, torna o paciente menos dependente de óculos. Em geral, na rede privada, este procedimento costuma variar entre R$ 3,5 mil e R$ 14 mil, cada olho, a depender do tipo de lente intraocular empregada na cirurgia.

 

Em 2004, a Política Nacional de Cirurgias Eletivas foi implementada pelo Ministério da Saúde. O objetivo era de aumentar a disponibilidade de determinados procedimentos no país, entre eles, a cirurgia de catarata.

 

No entanto, o tempo de espera para a realização do procedimento pelo SUS pode ser bastante grande. Em 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou um levantamento com dados relativos ao número de pacientes na lista de espera para cirurgia de catarata em todo o país.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar