esporte
Partida do inédito xadrez indoor marcou o início do projeto

Publicado em 25/11/2022 às 12:53 - Atualizado em 25/11/2022 às 12:53

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria de Esporte, promoveu na última quarta-feira (23) a primeira partida oficial do projeto xadrez indoor. O jogo ocorreu no ginásio poliesportivo Juan Manuel dos Santos, às 14 horas, entre as equipes da escolinha de xadrez da Prefeitura de Capivari de Baixo e a escolinha de xadrez do Ceaca, de Capivari.

A primeira partida do xadrez indoor se deu em um ambiente de muita interação entre os participantes e de troca de experiência entre os professores da modalidade.

A escolinha de xadrez da Prefeitura foi a vencedora da disputa desta primeira partida amistosa.

O jogo também serviu de demonstração aos interessados em ingressar no projeto de xadrez indoor, que a partir de 2023 será levado às escolas do município. “Nossa ideia é dar a oportunidade às crianças de aprender e praticar o xadrez de uma forma ais dinâmica, lúdica”, diz o idealizador do projeto, o servidor público Iranildo Argemiro, diretor de Desenvolvimento Econômico.

A apresentação do tabuleiro às autoridades e à imprensa ocorreu no dia 21 de setembro, quando as peças humanas foram dispostas pela primeira vez, em exibição comandada pelo professor Muriel Foizer.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Esporte, Cultura, Turismo e Tecnologia. O tabuleiro tem sete por sete metros e as peças utilizadas são humanas, distribuídas em uma lona de 9x9. Os capitães de cada time (do lado de fora) ficam responsáveis em decidir as jogadas, mas sempre alinhados com os jogadores, cada um buscando o melhor xeque-mate.

Estudantes das cinco escolas de educação básica da rede municipal, das quatro estaduais, do Ceaca e da Apae terão a oportunidade de participar de jogos oficiais, campeonatos internos e até mesmo disputas mesorregionais.