educacao
Capivari de Baixo implanta o projeto Protetor Ambiental
No próximo dia 13 de julho, 30 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo vão iniciar uma experiência inédita, que provavelmente deixará marcas para o resto de suas vidas. Neste dia, eles iniciarão o período probatório - que se estenderá até dia 20 de agosto - para ingresso no projeto Protetor Ambiental. Os que forem aprovados no período probatório formarão a 1ª turma do projeto Protetor Ambiental do município, e terão a primeira aula no dia 22. Receberão o material didático que, além da temática do meio ambiente, terá matérias que tratam de ética, disciplina, civilidade, respeito, hierarquia, entre outras. Uniforme e calçados também já estão sendo providenciados. As atividades com esta turma se estenderão até dezembro de 2017, com aulas nas terças e quintas-feiras à tarde, portanto, no contra turno da escola. O programa tem como objetivo contribuir na formação da cidadania dos jovens, através da abordagem de questões relevantes para o seu desenvolvimento em uma sociedade plural, norteada pela sustentabilidade e pela busca de uma melhor qualidade de vida.
Os 30 alunos foram escolhidos através de um teste escrito aplicado para os 100 estudantes da rede municipal que demonstraram interesse em participar do projeto. Os alunos da rede estadual de ensino deverão ser contemplados a partir da próxima turma, assim que a Gerência Regional de Educação (Gered) autorizar a participação das escolas estaduais no município no projeto. “O foco central é o meio ambiente, mas pela experiência que temos com o Protetor Ambiental em Laguna, sabemos que acabamos intervindo em várias outras questões, como violência familiar, drogas e outros problemas do relacionamento humano. Mas não tenho dúvida que esses 30 meninos e meninas sairão transformados ao final do projeto, e pessoas muito melhores”, assegura o sargento Carlos Roberto da Silva, idealizador do Protetor Ambiental e coordenador do projeto na 3ª Cia. de Policia Militar Ambiental de Laguna.
O sargento Carlos integra o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Capivari de Baixo. Tanto o militar quanto o Conselho vinham discutindo e negociando desde 2015 a implantação do Protetor Ambiental em Capivari, que agora se tornou realidade graças uma Parceria Público Privada.
Estão envolvidos no projeto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Engie, Fucap, Associação Jorge Lacerda (Parque Encantos do Sul), Conselho Municipal do Meio Ambiente, Lions Club, Polícia Militar de Capivari de Baixo e Acicap, além da 3ª Cia. de Policia Militar Ambiental de Laguna.
Ontem, 5, o vice-prefeito Aurimar da Silva, representando o prefeito Nivaldo de Sousa, recebeu o sargento Carlos Alberto e a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Camila Pedro Guimarães. A conversa teve a ainda participação da secretária de Educação Yara Faraco Zin, e da secretária-adjunta Vera Lúcia Pacheco de Souza, que também compõe a coordenação do Protetor Ambiental. Hoje, 6, às 19 horas, os pais dos alunos aprovados, ou responsáveis, receberão as informações detalhadas do projeto. O encontro será na escola Stanislau Gaidzinski Filho. “Este é um presente que o município está recebendo”, disse o vice-prefeito Aurimar, depois de ouvir atentamente relatos que o sargento Carlo Alberto fez ao grupo, sobre situações vividas ao longo de 19 anos de execução do projeto no município de Laguna.
Camila Guimarães agradeceu o empenho da administração municipal ao aderir ao projeto. "Considerando que o município não tem um programa próprio para formação socioambiental dos adolescentes no contra turno escolar, a implantação de um programa como o Protetor Ambiental em muito colaborará nas suas formações disciplinares e na sua convivência no seio familiar e em sociedade. Esta era uma das prioridades do Conselho para 2017 e graças a todos estes atores parceiros estamos atingindo o objetivo”, diz Camila.
As secretárias Yara e Vera Lúcia ratificaram as palavras do vice-prefeito e também agradeceram o esforço de todos os integrantes da comissão e, em especial, às entidades apoiadoras e patrocinadoras, o que viabilizou a realização do Protetor Ambiental.
As aulas acontecerão no Parque Ambiental Encantos do Sul. Além do sargento Carlos Alberto, os professores são voluntários. Entre eles, está confirmada a participação do promotor de justiça da Comarca de Capivari Ernest Kurt Hammerschmidt, e da juíza da mesma Comarca, Rachel Bressan Garcia Mateus.
Os procedimentos para a formação da próxima turma, para o primeiro semestre de 2018 já estão sendo estudados.
- Em anexo confira o nome dos alunos aprovados para realizar o período probatório
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da PMCB
Galeria de Fotos
-
-
-
{{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
-
{{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Informações Relacionadas
Notícias
-
educacao 22 mar
Educação publica nova chamada pública emergencial
-
educacao 24 jan
Educação entra em contagem regressiva para início das aulas
-
educacao 13 jan
Secretaria de Educação faz a primeira chamada on-line aos profissionais que vão atuar no ano letivo de 2023
-
educacao 12 jan
Licitação para compra de materiais escolares tem data definida