educacao
Aula inaugural marca o início do projeto Protetor Ambiental em Capivari de Baixo, nesta terça-feira, 22

Publicado em 22/08/2017 às 09:56 - Atualizado em 22/08/2017 às 10:38

3º sargento Robson Vieira, auxiliar do projeto, durante aula do período probatório
Créditos: Álvaro Dalmagro/Ascom PMCB Baixar Imagem

Depois de um teste probatório com duração de mais de 40 dias, chegou a hora começar de verdade o projeto Protetor Ambiental. Como desempenho exemplar, todos os 30 alunos inscritos foram aprovados na segunda etapa seletiva e vão começar nesta terça-feira as atividades da primeira turma do projeto Protetor Ambiental, em Capivari de Baixo. Na verdade, 32, já que dois alunos com notas satisfatórias no teste inicial, teórico, e que não teriam uma segunda chance de se integrarem ao projeto no ano que vem, foram incluídos pela Comissão Interna do Protetor Ambiental.

A solenidade que marca o início do projeto acontece a partir das 19h30min, no teatro do Parque Ambiental Encantos do Sul, e terá a participação de alunos de outras duas turmas: uma de Laguna e outra de Tubarão. Somados os adolescentes e crianças dos três municípios, serão quase 100 a ocupar lugares de destaque teatro.

Durante a aula inaugural desta terça-feira os alunos receberão o kit com material didático que traz  temáticas do meio ambiente, ética, disciplina, civilidade, respeito, hierarquia, entre outras. Uniforme e calçados já foram entregues.

As atividades com esta turma se estenderão até dezembro de 2017, com aulas nas terças e quintas-feiras à tarde,  no contra turno da escola. O programa tem como objetivo contribuir na formação da cidadania dos jovens, através da abordagem de questões relevantes para o seu desenvolvimento em uma sociedade plural, norteada pela sustentabilidade e pela busca de uma melhor qualidade de vida.

Os alunos de 12 a 15 anos de idade foram escolhidos através de um teste teórico aplicado para os 100 estudantes da rede municipal que demonstraram interesse em participar do projeto. Os alunos da rede estadual de ensino deverão ser contemplados a partir da próxima turma.

O sargento Carlos Roberto da Silva, idealizador do Protetor Ambiental e coordenador do projeto na 3ª Cia. de Policia Militar Ambiental de Laguna, conduzirá a solenidade de hoje.

A implantação do Protetor Ambiental em Capivari se tornou realidade graças uma Parceria Público Privada. Estão envolvidos no projeto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Engie, Fucap, Associação Jorge Lacerda (Parque Encantos do Sul), Conselho Municipal do Meio Ambiente, Lions Club, Polícia Militar de Capivari de Baixo, Acicap e a 3ª Cia. de Policia Militar Ambiental de Laguna.

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da PMCB