Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Covid-19: Público aprova novo local de vacinação

Publicado em 06/01/2022 às 12:51 - Atualizado em 06/01/2022 às 12:59

Já são quase 17 mil habitantes imunizados contra a Covid-19, 70% da população (25,4 mil). São 37 mil doses aplicadas - contando a primeira, segunda e a de reforço. O empenho da Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Saúde, é demonstrado diariamente pelas dezenas de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que estão na linha de frente do combate à pandemia, como a vacinadora Vilmara Lessa Costa.

 

E lá se vai quase um ano desde que a primeira pessoa foi imunizada no município, a funcionária pública Lucimar de Souza Mendes, que recebeu sua dose inicial em 20 de janeiro de 2021, aplicada pelo prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa. Foram muitas lutas, trabalho e união para que o objeto central fosse e siga sendo alcançado, que é salvar vidas.

 

Em virtude do aumento considerável de casos nos últimos dias, de acordo com o secretário da Pasta, Everson Martins, foram 314 atendimentos na unidade Sentinela em apenas 72 horas - são 28 casos ativos de pacientes em tratamento, conforme boletim epidemiológico desta quarta-feira (5) -, a Gestão decidiu criar um Centro de Vacinação contra a Covid-19. O local escolhido foi o prédio da Terceira Idade, administrado pela Secretaria de Assistência Social e da Família. A intenção é manter a imunização neste ponto até que todos em idade vacinal sejam protegidos.

 

“Vamos iniciar o atendimento às crianças de 5 a 11 anos assim que recebermos a nota técnica do Ministério da Saúde e também os medicamentos, que são exclusivos a este público. Iremos manter o Centro de Vacinação aberto de segunda a sexta das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30, e com horário estendido às quartas-feiras até as 19h. Pedimos que o público venha de vacinar. Precisamos proteger nossa população e assim estamos fazendo. Não queremos perder mais vidas”, resume Everson. Desde março de 2020, 84 vidas foram ceifadas pela Covid-19 em Capivari de Baixo.

 

Nesta quinta (6), um dos moradores que garantiram o seu esquema vacinal foi o motorista Nivaldo Machado Flores, do bairro Vila Flor. “Ficou ótimo concentrar a imunização aqui! É amplo, arejado e climatizado ao mesmo tempo e fui muito bem atendido. Meu aniversário é no fim do mês e esta dose de reforço foi o meu presente antecipado”, brinca o cidadão. O seu vizinho de bairro, Paulo Bento Marcolino, também passou pelo Centro de Vacinação hoje. “Faço a minha parte. Protejo-me e, assim, ajudo a cuidar do próximo também. Contraí Covid no ano passado, pensei que era uma gripe. Não foi tão grave, pois não tive sérios sintomas, graças a Deus. Tomei chás de hortelã e de boldo, o que me ajudou muito na época”, lembra.

 

Podem se vacinar todos os capivarienses acima dos 12 anos (1ª e 2ª dose, e a de reforço - esta última sendo necessário o intervalo de quatro meses). As vacinas de rotina, como a da Gripe, seguem sendo aplicadas nas ESFs Centro II e Três de Maio, no mesmo horário citado acima, mas neste caso sem o período estendido às quartas.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar