Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
ACS recebem treinamento para trabalhar com novo aplicativo

Publicado em 28/07/2017 às 12:41 - Atualizado em 28/07/2017 às 12:41

 

As agentes comunitárias de saúde – ACS de Capivari de Baixo receberam treinamento na manhã desta sexta-feira (28) para capacitá-las a usar o aplicativo instalado nos tablets que cada uma já possuía, de forma off line,  durante o trabalho nas residências, ou seja, sem estarem conectadas à internet. O aplicativo vai permitir a elas preencherem os formulários com as informações estabelecidas pelo Ministério da Saúde e descarregar as informações instantaneamente ao se conectarem ao sistema on line, ao retornarem às unidades de saúde. “O tempo que cada agente gastava para preencher os formulários ao chegarem às unidades, a partir de agora poderá ser usado para outras tarefas e finalidades”, diz Cristina Silveira, coordenadora da Atenção Básica, identificando um dos principais benefícios do aplicativo.

Os tablets estavam sendo subutilizados, pois sem internet móvel e sem um software que permitisse as ACS trabalhar off line, os equipamentos não tinham a utilidade desejada. “Quero alertar vocês que este tablet é um equipamento de saúde. Não deve ser utilizado para outros fins. A tecnologia nos proporciona muitos benefícios, mas nos expõe a perigos e riscos também. Um exemplo disto são os ataques cibernéticos que presenciamos até poucos dias no mundo todo, inclusive aqui, nos servidores (centro de dados) de prefeituras da região, por hackers criminosos. Então, não baixem nenhum aplicativo, não abram arquivos ou links suspeitos, porque isso pode significar problemas incalculáveis”, alertou Sônio Scheper, diretor de tecnologia da Branet, empresa prestadora de serviço ao município na área de tecnologia da informação e responsável pelo desenvolvimento do novo aplicativo. Além de Sônio, trabalhou na capacitação a diretora de operações da empresa Taíse Marcon.

Sônio, Taíse, Cristina, a secretária de Saúde Jane Mota, o vice-prefeito Aurimar da Silva e o prefeito Nivaldo de Sousa estiveram presentes no início da capacitação, às 8h, no  ESF Centro 1. “Somos uma engrenagem e vocês são parte importante desta máquina – disse o prefeito às agentes comunitárias. Estamos ouvindo nas ruas que as pessoas voltaram a acreditar que é possível recuperar a cidade. É muito bom sentir isso, e conto também com vocês nesta tarefa. Costumo dizer que, ao contrário da iniciativa privada, nós não temos um só patrão, temos 24 mil patrões, que é o número demoradores de Capivari. Então, dêem o melhor de vocês para que os cidadãos que nos pagam, através dos impostos, fiquem satisfeitos com o atendimento e tratamento que recebem”, disse o prefeito.

O vice-prefeito também ressaltou o papel importante que as agentes desempenham. “Vocês fazem a linha de frente da saúde. As informações trazidas por vocês pautam as ações de governo que precisam ser definidas, portanto, nada mais justo que vocês tenham esta possibilidade de trabalhar com mais eficiência e conforto”, destacou Aurimar.

-

Álvaro Dalmagro - Assessoria de Comunicação


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar