saude
Capivari de Baixo e região passam a ter serviços crematórios

Publicado em 04/02/2019 às 07:36 - Atualizado em 04/02/2019 às 07:36

Local tem 6 hectares e 749 metros quadrados de área construída Baixar Imagem

Faltam apenas pequenos trabalhos de acabamento para que o crematório São Mateus seja inaugurado. Na prática, o serviço de cremação, tanto de animais como de humanos já está sendo feito. Os fornos crematórios já foram acionados cinco vezes nos últimos dias. O crematório é uma iniciativa do empresário Flaviano de Aguiar, o Dudu da Funerária, como é conhecido em Capivari de Baixo, dono da única funerária do município, fundada há 18 anos.

A expertise no ramo adquirida em quase duas décadas, a lacuna de mercado na região, que não possui este serviço (os dois crematórios mais próximos estão em Içara e Palhoça) e ainda, a saturação de espaço nos cemitérios municipais da maioria dos municípios da região foram fatores decisivos para o empresário ampliar seus negócios funerários. O empresário prefere não revelar o valor do investimento, mas diz que é alto levando em conta sua própria capacidade. A extensa documentação necessária saiu depois de 2 anos.

O crematório está instalado numa área de 60 mil metros quadrados de terra, na localidade rural de Ilhotinha, um espaço generoso se levado em conta que o município tem apenas 54 quilômetros quadrados de extensão. São 748 metros quadrados de área construída: 618 metros para o crematório humano e 130 para o de animais.

A edificação tem recepção com banheiros, capela (sala de velório), auditório onde acontece o cerimonial pré-crematório com capacidade para 100 pessoas, salas (para animais e para humanos) com fornos e com câmaras frias, columbário (local destinado a guardar as cinzas, caso o cliente queira o serviço), depósito para os cilindros de gás, garagem para o carro funerário,  almoxarifado e sala da administração.

O serviço de capela funerária é oferecido também separadamente àqueles que eventualmente não desejam cremar seu ente querido. Também haverá um espaço para coffee break.

Os valores a serem praticados no início do negócio são R$ 3,1 mil a R$ 3,7 mil cremação humana. A variação se dá pela opção de usar ou não a capela. As cremações humanas são obrigatoriamente individuais. Ao contrário, no crematório para animais, o cliente pode optar entre a cremação individual ou em grupo. A cremação individual de animais de até 10 kg custa R$ 570. O valor sobe para R$ 670 para animais até 20 kg; R$ 780 até 40 kg; R$ 860 de 40 até 80 Kg; acima de 80 kg haverá uma análise da administração. Se preferir cremar em grupo o valor diminui para R$ 320 para até 10k. Também há uma tabela crescente semelhante à individual.

O empresário não fez uma projeção de quanto tempo será necessário para obter o retorno do investimento. “Não tem como fazer isso agora. É um empreendimento de alto custo, tanto de implantação quanto de funcionamento. Se eu não fosse do ramo talvez não valesse a pena tudo isso. Mas estou apostando no sucesso, é claro, e no retorno do investimento em médio prazo. Pretendo formar parcerias com prefeituras da região e também criar planos individuais para uso do serviço, semelhantes ao Plano de Assistência Familiar da funerária, onde a pessoa paga uma pequena mensalidade”, adianta o empresário.

O prefeito Nivaldo de Sousa exalta o empreendedorismo do empresário e diz que o poder público será parceiro de um empreendimento como este.  “Desejo sucesso ao Dudu. O sucesso dele será bom também para a região e, especialmente para Capivari de Baixo, através de retorno de impostos e na referência que passaremos a ser em santa Catarina quando a pessoa buscar por este tipo de serviço”, disse.

Os telefones de contato do crematório é 3623- 1362 e 99629-7736. Embora ainda não haja definição da data de inauguração, a partir desta segunda-feira (4) uma secretária estará presente para atendimento presencial e telefônico.

Álvaro Dalmagro - Assessoria de Comunicação/PMCB