saude
"Foi emocionante, não há outra saída a não ser a vacinação"

Publicado em 07/04/2021 às 23:45 - Atualizado em 08/04/2021 às 00:11

A citação acima é do aposentado Sinésio Brunel Alves, de 67 anos, um dos primeiros da fila de vacinação no ESF Centro II na manhã desta quarta-feira (7), em mais uma etapa de imunização contra a Covid-19 destinada a grupos de risco. Desta vez, idosos de 66 anos e da idade de Sinésio receberam a primeira dose.

O aposentado, que é morador do Centro, fez questão de acordar bem cedinho e se proteger do novo coronavírus, que deixou registros inesquecíveis em sua família. Ele perdeu um irmão, uma cunhada e dois primos nos últimos 12 meses. O filho, Arthur Brunel Alves, 29, foi infectado e precisou ser medicado e isolado por 14 dias, conforme indicam os protocolos, tudo para proteger os pais, parentes e amigos.

Sinésio, que faz questão de higienizar bem as mãos, braços e roupas, fez transparecer o seu sorriso marcante perceptível em seus olhos, já que sempre utiliza máscaras bem adequadas para fique bem protegido e também possa prevenir as demais pessoas que é obrigado a ter contato, como, por exemplo, a profissional de saúde que o vacinou nesta etapa.

Além do postinho Centro II, também houve aplicação das doses ao público desta faixa etária nos ESFs da Ilhotinha, Vila Flor, Otto, Santa Lúcia, Caçador, Centro I, Três de Maio e Paraíso. No ESF No Santo André foi aplicada a segunda dose aos idosos de 70 e 71 anos. Os dados completos da quantidade de pessoas imunizadas nesta ainda serão computados e devem ser divulgados nesta quinta-feira (8).

Capivari de Baixo já está com cerca de 2,5 mil habitantes imunizados. Neste montante estão os profissionais da saúde, moradores com necessidades especiais, quilombolas e idosos até 66 anos. O prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa endossa que pretende proteger 100% da população até o fim deste ano, quem sabe na primeira metade do segundo semestre. "Somos um exemplo na região, basta ver o número de casos ativos, que são os infectados assintomáticos e em tratamento, que hoje chegou a 49 - já estivemos na casa dos 30. Vamos seguir com o regramento preventivo e mantendo os cuidados básicos para contenção da pandemia, como o uso de máscara e álcool em gel ou líquido 70%, e a manutenção do distanciamento social", pede o gestor municipal.