meio ambiente
Prorrogadas inscrições para novas turmas da Guarda Ambiental de Capivari de Baixo

Publicado em 15/06/2021 às 17:41 - Atualizado em 21/06/2021 às 09:48

Capivari de Baixo está entre os municípios do Sul de Santa Catarina que mais oferecem programas e projetos ambientais à população. Este envolvimento comunitário é possível graças a vários apoiadores, como a Prefeitura, Parque Ambiental Encantos do Sul e Engie do Brasil. Uma das atividades de amplo envolvimento é a Guarda Ambiental, voltada a estudantes da rede de ensino.

O projeto será retomado com aulas presenciais no Parque. As inscrições para o curso (integralmente gratuito), que tem duração entre três e quatro meses, foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (18). Basta acessar o link https://cutt.ly/tnKdUFX e preencher o formulário. Serão duas turmas, de 30 alunos cada. O curso inicia no dia 23 de junho e tem aulas às quartas-feiras, com uma turma pela manhã (das 8h às 11h30), e outra à tarde (das 14 às 17h).

O projeto é voltado a adolescentes entre 12 e 15 anos. Os discentes terão uma aula semanal, com atividades teóricas e práticas. Além da educação ambiental, o projeto aborda questões de disciplina, hierarquia, cidadania, ética, moral, desenvolvimento de valores e preservação ecológica. Envolve pais e comunidades onde os estudantes moram. O Guarda Ambiental é viabilizado por meio do Fundo Especial para a Infância e Adolescência (FIA).

O curso ocorre sempre no contraturno escolar e tem uma engrenagem de duas vias: ao mesmo tempo em que estimula boas práticas em várias áreas, principalmente a ambiental mantém os adolescentes ocupados fora do horário da escola, o que é muito importante nesta faixa etária.

Os monitores são policiais militares ambientais, policiais civis, gestores e analistas ambientais, engenheiros do setor e militares do Exército.

Cidade Limpa

Além da Guarda Ambiental encabeçada pelo Parque Encantos do Sul, Capivari de Baixo conta com um dos projetos mais completos voltado ao setor já criado na história dos 29 anos do município, o Cidade Limpa, lançado pela prefeitura no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de Junho de 2021, com a proposta de duração de três anos e meio, e que tem uma série de apoiadores, entre eles a Engie e o Parque. A ideia macro é envolver poder público, iniciativa privada, comunidade e entidades sociais para que, juntos, possam criar e manter uma cidade-modelo no Estado, tornando-se um case no quesito preservação e limpeza.