Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

cultura
Parque comemora 9 anos com super festa com mais de 7 horas de espetáculos artísticos e anúncio de novo nome

Publicado em 24/10/2022 às 16:45 - Atualizado em 24/10/2022 às 16:45

Parque Diamante Mais Energia é o novo nome do Parque. O anúncio foi feito nesse domingo, 23, durante as festividades em comemoração pelos 9 anos de implantação do parque e 1 anos de gestão da mantenedora do Parque, a Diamante Geração de Energia frente ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda.

 

O Parque preparou minuciosamente uma programação eclética, que iniciou a partir das 14 horas, com o espetáculo Brasilidades, com Carol Morena e Igor Guri. O Coral Unisul subiu ao palco em seguida para interpretar quatro clássicos da música brasileira e encantou o público, que a esta altura já era expressivo.

 

Um grupo de alunos do Ceaca apresentou o espetáculo Brasil em Suas Cores, com coreografia que valorizou a cultura popular brasileira de norte a sul, mostrando a beleza e os encantos do país, mostrando personagens fortes que escreveram nossa história.

 

Alunos e professores das oficinas culturais do Parque deram um show à parte. As oficinas de teatro, dança de salão, violão, música clássica e de dança (ballet e jazz) apresentaram espetáculos preparados especialmente para a festa de aniversário, com muita virtuosidade, delicadeza e sensibilidade, encantando o público.

 

A chuva chegou de surpresa, mas não atrapalhou o evento já que a organização montou uma estrutura gigante de cobertura ao público.

 

Bolshoi

 

O espetáculo da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil gerou expectativa. Quando chegou a vez, durante meia hora, bailarinas e bailarinos simplesmente encantaram a plateia com o espetáculo intitulado Gala. “Eu nunca vi nada parecido. Só tinha visto o Bolshoi pela TV e internet, mas ao vivo, assim, é maravilhoso. Eles são muito bons. Só pelo Bolshoi já valeu a vinda ao Parque, mas as todas as demais atrações também foram maravilhosas”, disse a costureira Dalci Oliveira, de Imbituba.

 

Esta atração bem como todas as demais ocorridas até aquele momento foram viabilizadas graças ao Plano Bianual de Cultura, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, através da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, com  patrocínio da Diamante Geração de Energia.

 

Institucional

 

Antes da última atração da festa, o Parque promoveu uma cerimônia na qual foram mostrados um vídeo institucional da Diamante Geração de Energia mostrando a importância do socioeconômica do setor,  um vídeo contando um pouco da história do setor carbonífero, com participação especial do músico e empregado da Diamante, Igor Guri, e de funcionários da empresa, e um vídeo institucional do Parque que mostrou com imagens, fragmentos da história cultural da entidade nestes 9 anos de vida.

 

Em seguida foi anunciada a surpresa: o parque passou a se chamar Parque Diamante Mais Energia, e com a mudança, passará a adotar novos conceitos de gestão em todas as áreas de atuação.

 

Na sequência, representantes das cinco entidades que compõem a Associação Jorge Lacerda (AJL), instituição que administra o Parque foram convidados a subirem ao palco para o descerramento da placa inaugural. As entidades são a Unisul, Univinte, Ases, Amurel e a Diamante Geração de Energia.

 

Os primeiros a subir ao palco foram os representantes da AJL: o presidente Valdeci Francisco Algayer; o vice-presidente, Luiz César Fernandes; a gestora de projetos e produtora cultural Dafna Rodrigues e gestor administrativo, Gabriel Felipe Gabriel

 

Pela Associação dos Empregados do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (Ases) estava presente o presidente da entidade, André Martins.

 

Representando a Univinte esteve o diretor geral e reitor, Expedito Michels.

 

O reitor Mauri Heerdt representou a Unisul.

 

Representando a Diamante estavam presentes o presidente do Conselho de Administração, Jorge Nemr; o diretor administrativo-financeiro, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice; e o diretor técnico-operacional, Jefferson Silva de Oliveira.

 

O prefeito de Pescaria Brava Deyvisson de Souza representou a Amurel, outra entidade integrante da AJL.

 

Também foram convidados para a cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, Pedro Camilo, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli e o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa.

 

“Nesse primeiro ano de Diamante, nós enquanto gestores do Parque, fomos acolhidos pela Companhia que a partir de agora tem a sua marca atrelada a nós. Isso significa que a Diamante está cada vez mais inserida na comunidade, e disposta a trazer novos investimentos para essa área, que tem quase 50 hectares, e muitas novas histórias para contar. Esse novo nome, Parque Diamante + Energia, significa muito para todos nós. Sob esse novo olhar, mais dinâmico e com mais vontade que todo entorno do Complexo cresça e se desenvolva cada vez mais”, disse o presidente da AJL, Valdeci Algayer. Eu seu discurso.

 

O prefeito de Tubarão Joares Ponticelli agradeceu aos diretores da Diamante pela decisão do grupo de adquirir o Complexo Termelétrico e apostar na matriz energética do carvão, e com isso garantir a continuidade do setor produtivo na região.

 

O prefeito de Capivari de Baixo Vicente Corrêa Costa ratificou as palavras de seu colega e lembrou a importância social e econômica da manutenção do Complexo. “Graças à compra do Complexo Termelétrico nós conseguimos assegurar a continuidade de empregos e o retorno de impostos e tributos para a Prefeitura, muito importantes para garantir serviços públicos que a população tanto precisa”, lembrou.

 

Dazaranha

 

Outro espetáculo muito aguardado foi a banda catarinense Dazaranha, um presente ao público patrocinado pela Diamante Geração de Energia. A banda subiu ao palco logo depois das 19 horas, momento em que os mais fãs do grupo já se espremiam contra a grade de proteção do palco. A banda formada por Moriel Costa (vocal e guitarra), Gerry Costa (percussão), Fernando Sulzbacher (violino), Adauto Charnesky (baixo), JC Basañez (bateria) e Chico Martins (guitarra e vocal) levantou a galera e não deixou a peteca cair ate o final, próximo das 22 horas. Contando sucessos conhecidos, como Vagabundo Confesso, Fé Menina, Chega mais cedo e Afinar as rezas, e músicas de outros artistas, a banda garantiu aplausos e muita alegria aos visitantes.

 

Fonte: Parque Diamante Mais Energia

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar