saude
Atividades do Programa Saúde na Escola continuarão até o final do ano

Publicado em 15/04/2019 às 12:29 - Atualizado em 15/04/2019 às 12:29

Profissionais da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação promoveram entre os dias 8 e 12 passados a Semana Nacional Saúde na Escola 2019. O projeto  foi marcado pela integração entre a Atenção Básica, que é a atenção primária à saúde, e a Educação.

Foram atendidos estudantes da rede estadual e da rede municipal de ensino. Na rede estadual, a Escola São João Batista recebeu a atenção dos profissionais de Saúde, que falaram com os alunos do primeiro ao  nono anos, sobre os seguintes temas: importância do auto cuidado e da imunização e a importância da higiene bucal. Noutra escola da rede estadual de ensino, a Tereza Martins Brito, alunos do primeiro ao quarto anos, matutino e vespertino receberam orientações sobre imunização, saúde bucal, febre amarela, higiene corporal e doenças de inverno.

Rede municipal de ensino

Nas escolas municipais Pequeno Polegar, Stanislau Gaidzinski Filho, Pinto da Veiga e Vitório Marcon os temas tratados foram higiene pessoal, mudança corporal, puberdade e higiene bucal, para alunos do quarto ao nono anos. Na Escola do Santo André, os alunos do primeiro ao nono anos tiveram orientações sobre auto cuidado e saúde bucal.

A Semana marcou o início das atividades do Programa Saúde na Escola, mas elas continuarão a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo

Neste ano, o tema da campanha é “A importância da imunização e do auto cuidado”, reforçando a articulação saúde e escola, promoção de saúde, desenvolvimento sustentável. As ações visam fortalecer a vigilância e aumentar a cobertura vacinal das vacinas penta valente, poliomielite, pneumocócica, tríplice viral D1 e febre amarela. Os profissionais envolvidos no Programa Saúde na Escola (PSE) buscarão o envolvimento das famílias e comunidade a fim de compartilhar as informações e sensibilizar a comunidade sobre a importância de manter as cadernetas e/ou cartões de vacinação atualizados.

O que é o PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós.