educacao
Projeto literário disponibiliza pontos de leitura e de troca de livros pela cidade

Publicado em 12/08/2019 às 10:49 - Atualizado em 12/08/2019 às 10:49

geladeira na Praça Jacó Locks, Bairro Alvorada: um dos locais contemplados
Créditos: Álvaro Dalmagro/Ascom/PMCB Baixar Imagem

Uma parceria entre empresas e entidades está levando livros à população em diversos pontos de Capivari de Baixo. E não são bibliotecas tradicionais, mas sim, geladeiras velhas recondicionadas. O Projeto Literário nasceu da parceria entre a Prefeitura de Capivari de Baixo, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Turismo e Cultura, o Programa Votorantim pela Educação – PVE, da Votorantim Cimentos e o CEI Sementinha do Saber. Tem o apoio da Fucap, Castel Comunicação Visual, Creas, Conselho Tutelar, entre outros, na condição de mobilizadores.

A ideia é que as pessoas possam ler os livros disponibilizados nestes pontos, trocar por outros que possuem em suas casas ou doar espontaneamente livros que não estão sendo utilizados em casa. “Estamos apoiando esta ideia porque acreditamos que ações como esta são transformadoras. É muito importante ter a iniciativa privada como parceira em projetos desta natureza”, diz a secretária de educação, Yara Faraco Zin.

As geladeiras foram colocadas na última sexta-feira (9) nos seguintes locais: Parque ambiental encantos do Sul; Praça da Bandeira; praça da paróquia São João Batista; ginásio de esportes Juan Manoel dos Santos; Pra Jacob Locks, próximo ao trevo de acesso principal da cidade; e em quatro das cinco escolas municipais de Ensino Básico (Stanislau Gaidzinski Filho não recebeu porque a geladeira do ginásio municipal fica próxima).

Dia D da Educação

O Projeto Literário integra o rol de atividades da segunda edição do Dia D da Educação, evento resultante da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura Esporte e Turismo e a Votorantim Cimentos, através do programa Votorantim pela Educação – PVE. O projeto é desenvolvido pela Secretaria e pela empresa com o objetivo de trabalhar atividades relacionadas com a leitura, contação de histórias e teatro, envolvendo os alunos e toda a comunidade do município. A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL do município também colaborou no evento.

As atividades iniciaram no dia 07, com a feira de livros infantojuvenis e de adultos, em frente ao ginásio Juan Manoel dos Santos. Até sábado de manhã a feira, montada também em frente ao ginásio municipal, disponibilizou livros a preços acessíveis.

O Departamento de Esportes coordenou um torneio de tênis de mesa escolar nas dependências do ginásio. A praça em frente a ele virou um grande palco, com diversas outras atividades lúdicas e culturais.

Álvaro Dalmagro - Ascom/PMCB