coronavirus
Unidade sentinela passa a funcionar no Pronto Atendimento. ESF Santa Lúcia volta a atender normalmente

Publicado em 15/05/2020 às 16:04 - Atualizado em 15/05/2020 às 16:04

A Secretaria de Saúde Capivari de Baixo informa que a partir de 18 de maio, a unidade sentinela que funciona no ESF Santa Lúcia  passará a funcionar nas dependências da estrutura do Pronto Atendimento,  de segunda a sexta-feira, das 07h as 16 horas. Informa ainda que em virtude da baixa procura por atendimento de pessoas com quadros sintomáticos respiratórios na Unidade Sentinela durante os finais de semana, a unidade sentinela estará fechada temporariamente nos finais de semana a partir deste sábado, 16. Esta medida será constantemente reavaliada de acordo com o cenário epidemiológico municipal.

Outro recado importante é que a partir de agora o ginásio municipal, que era um dos cinco locais de vacinação contra a Influenza deixa de funcionar para esta finalidade, já que, com o serviço sentinela indo para Pronto Atendimento, o ESF Santa Lúcia voltou  ter seu atendimento ambulatorial e uma sala de vacina para a continuidade da campanha contra a gripe. A sala de vacina no ESF terá atendimento das 8h às 12h e das 13h às 15 horas de segunda á sexta. Os demais locais de são a Associação de Moradores do Bairro Vila Flor, e nas UBS Três de Maio, Ilhotinha e Centro 1.

A vigilância epidemiológica de Capivari de Baixo faz um apelo à população para que não descarte máscaras nas vias públicas. Alguns destes equipamentos de proteção individual têm sido vistos nas ruas, o que gerou preocupação dos gestores da saúde, polo risco de contágio caso a máscara esteja contaminada. A recomendação é para que a pessoa mergulhe a máscara em solução de água sanitária durante 24 horas antes de descartá-la no lixo comum.