educacao
Município adota três modalidades de ensino para o ano letivo

Publicado em 02/02/2021 às 16:03 - Atualizado em 02/02/2021 às 16:14

Reunião de nomeação das diretoras aconteceu no gabinete do prefeito
Créditos: Ascom/PMCB Baixar Imagem

O município de Capivari de Baixo, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo definiu as modalidades de ensino a serem ofertadas no ano de 2021, levando em consideração o plano de contingência do Município e os planos de contingência de cada unidade escolar por conta da pandemia do coronavírus. O Município adotou três modalidades de ensino:

1)     100% presencial (quando a sala de aula oferecer a condição de distanciamento de 1,5 m para todos os alunos daquela turma).

2)     50% tempo escola, 50% tempo casa (educação infantil atenderá em dias alternados, ou seja, 1 dia na escola, 1 dia em casa); (ensino fundamental será em semana alternada. A semana que os alunos estão em casa estarão com tarefas a cumprir para apresenta-las na volta às aulas);

3)     100% ensino remoto (quando o aluno apresentar laudo de comorbidades ou os pais e/ou responsáveis assim o desejar).

“Temos um grande desafio a cumprir, juntos com toda a comunidade escolar, que é atender aos nossos alunos da melhor forma neste início de ano letivo atípico, onde os riscos de contágio pelo coronavírus nos fazem ficar apreensivos. Porém, nossa equipe, juntamente com os diretores está estudando alternativas para melhor atender e minimizar a insegurança. Tomamos todos os cuidados na aquisição de equipamentos de segurança individual, de acordo com os planos de contingências elaborados por cada unidade escolar”, pondera a secretária de Educação, Lenir Willemann.

Capivari de Baixo conta com 14 unidades escolares, sendo cinco de ensino fundamental e nove Centros de Educação Infantil. Em dezembro de 2020 o número de matriculados atingiu 2.833 alunos, distribuídos da seguinte forma: CEIs: 736; pré-escolar (4 e 5 anos de idade): 579; 1º ao 5º anos: 953; 6º ao 9º anos: 565 alunos.

Ontem (01) foram nomeadas as diretoras que vão estar à frente de cada unidade escolar. O ato de nomeação aconteceu no gabinete do prefeito Vicente Corrêa Costa, com a presença também da vice-prefeita Márcia Roberg Cargnin. (fotos)

Segue o cronograma do calendário letivo

- Início dos servidores efetivos – 08 de fevereiro de 2021;

- Revisão e adequação do Plancon (08 a 12/02/21).

- Chamadas dos ACTs – 17,18 e 19 de fevereiro

- Início dos ACTs – 22

– Início do ano letivo com os alunos (presencial, semipresencial ou online) - 22

- Término do Ano Letivo -17 de dezembro 2021 -