Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

meio ambiente
Servidores da Saúde recebem capacitação sobre gerenciamento de resíduos sólidos

Publicado em 10/06/2021 às 17:19 - Atualizado em 10/06/2021 às 17:19

O gerenciamento dos resíduos sólidos é um tema recorrente na atualidade. O gerenciamento dos resíduos sólidos da saúde tem merecido ainda mais atenção.

Com a política nacional de resíduos sólidos cada vez mais exigente, tanto para o setor público quanto para a iniciativa privada, autoridades e especialistas no assunto correm para se adequar à legislação vigente, sob pena de terem seus negócios ou serviços comprometidos ou até encerrados, além de serem punidos. O jeito, então, é adequar-se às normas.

A palestra da fiscal da Vigilância Sanitária de Capivari de Baixo, hoje (10), Josiane Antunes, para enfermeiros, técnicos e outros servidores da área da saúde teve esta intenção: iniciar o processo de adequação exigida. A atividade foi uma iniciativa da Secretaria  Municipal de Saúde em parceria com o Departamento de Meio Ambiente  - Dema. O objetivo é elaborar o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde – PMGRSS. Esta é determinação legal vinda de Lei Federal e por Resolução conjunta da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado - Dive.

As etapas seguintes serão o preenchimento do Plano, com inventário; treinamento para emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos- MTR e equipar todas as unidades com equipamentos e coletores necessários, de acordo com as legislações e os preenchimentos das normativas. Cada unidade geradora será responsável pela alimentação do seu Plano.

O evento de hoje, realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade, integrou a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente, iniciado no sábado, 5, e se estende até amanhã, sexta-feira, 11.

Amanhã haverá a apresentação do projeto do Centro de Tratamento e Adaptação de Espécies de Animais Silvestres -Ceta – Viveiro, com foco inicial nas aves, mas que poderá ser ampliado também para répteis e mamíferos de pequeno porte.

A Instalação deste Ceta será no Parque e contará com o apoio da Secretaria de Obras, Viação, Trânsito e Meio Ambiente, em parceria com a Engie.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar