Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

outubro-rosa
Saúde realiza ação preventiva no Parque Ambiental neste domingo (17)

Publicado em 13/10/2021 às 19:12 - Atualizado em 14/10/2021 às 09:54

Uma série de atendimentos da Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Saúde, está programada para o próximo domingo (17), no Parque Ambiental Encantos do Sul, em continuidade às ações preventivas alusivas à Campanha Outubro Rosa, organizadas pelo município desde o início do mês.

 

Um espaço com identificação do poder Executivo estará aberto a partir das 14h para receber o público. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tubarão e o Grupo Mulheres de Aço estão entre as parceiras. Uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) também estará no local. 

 

A secretária de Saúde, Andréa Paes, ressalta a importância de conhecer os procedimentos de autoexame para que os encaminhamentos devidos ocorram o quanto antes, já que o diagnóstico prematuro faz toda a diferença, com chances de cura quase que em sua totalidade.

 

Até o fim de setembro, o Município liberou 398 mamografias e ultrassonografias para as mulheres capivarienses. De acordo com Andréa, há um convênio com o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), no qual as mulheres são rapidamente atendidas pela Unidade Oncológica (Unionco) da instituição, fazendo todo seu tratamento pela rede do sistema público.

 

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama também é o tipo que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

 

Você sabe o que é Outubro Rosa?

É uma campanha anual realizada mundialmente no mês dez, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

 

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.